Olá Povos de Deus!
Já foram a Casa do Senhor, hoje? Não deixe de participar no mínimo das missas dominicais. Catequista, cristão católico que não vai a missa devem se inspirar no evangelho de hoje... Vamos meditar?
Abra a sua Bíblia, EVANGELHO – Lc 15,1-3.11-32
É uma passagem muito conhecida... O Filho Pródigo. Mas hoje os convido a meditarem sobre todos os personagens para que possam refletir: Qual personagem representa você na atual fase de sua vida?
• Será que a figura do pai é o que tem nos representado? Com amor respeitamos absolutamente as decisões – mesmo absurdas – dos filhos que abandonam a casa paterna. E mesmo depois do abandono nosso amor continua sempre lá, fiel e inquebrável, preparado para abraçar o filho que volta? Quando o filho voltar estaremos prontos para fazer a festa, sem julgamentos e cobranças?
• Será está sendo representado pelo filho mais novo? Será que temos vivido uma vida sem sentido, no egoísmo, no materialismo, na auto-suficiência. Será que nossa alegria tem estado nos bens deste mundo? Se este é o personagem que melhor representa o seu estado atual? Lembre-se de que o filho mais novo também caiu em si, arrependeu-se e voltou para a casa do Pai. Arrependa-se de ter se afastado de Deus, procure o Sacramento da Reconciliação... O Pai lhe espera para lhe abraçar e demonstrar toda sua alegria por ter você novamente em casa. É na comunhão com o “Pai” que encontramos a felicidade, a serenidade e a paz.
• Será que o personagem que melhor nos representa é o filho mais velho? Que apesar de ter continuado na casa do Pai, não teve um coração misericordioso para alegrar-se com a volta do irmão, pois sentia-se injustiçado. Será nos deixarmos dominar pela lógica do que é “justo” aos olhos do mundo, ao invé de nos preocuparmos pela “justiça de Deus”, que é misericórdia, compreensão, tolerância, amor. Com que critérios julgamos os nossos irmãos: com os critérios da justiça do mundo, ou com os critérios da misericórdia de Deus? A meu coração é, verdadeiramente, o espaço onde se manifesta a misericórdia de Deus?
Paz de Cristo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo contato, responderei o mais breve possível!