Olá Povo de Deus,
Vocês sabem o que significa o sinal da cruz que fazemos quando entramos em uma igreja, quando iniciamos ou terminamos uma oração... em tantas outras ocasiões?
Acho que todos saberão a resposta se a pergunta for: "Qual é o sinal do cristão? O sinal do cristão é a cruz".
E será que é porque Cristo morreu crucificado? Acho que o motivo não é só esse. Caso Cristo tivesse morrido na cova com os leões, nosso símbolo seria uma jaula?
Acho que esta passagem também nos revela o motivo, pois o próprio Cristo nos disse: "Depois Jesus disse a todos: "Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia, e siga-me." (Lucas 9, 23)
Vemos também que esse símbolo foi usado por Deus em outras situações no Antigo Testamento:
"Então a glória do Deus de Israel se elevou de cima do querubim, onde repousava, até a soleira do templo. Chamou o Senhor o homem vestido de linho, que trazia à cintura os instrumentos de escriba,
e lhe disse: Percorre a cidade, o centro de Jerusalém, e marca com uma cruz na fronte os que gemem e suspiram devido a tantas abominações que na cidade se cometem." (Ezequiel 9, 3-4).
Então, muito sabiamente os primeiros cristãos usaram a cruz como um símbolo para se identificarem. A cruz podemos dizer que é o "logotipo" da Igreja: e sejamos sinceros nenhum designer conseguiria encontrar uma imagem mais simples e mais "compreensiva", em intensidade e extensão, da visão, missão e valores da Igreja, do que a cruz.não é mesmo?
Na simples cruz, estão contidos o passado, o presente e o futuro da instituição divina da Igreja. Ao mesmo tempo, a cruz representa a caminhada diária do cristão.
Traçar o sinal da cruz na testa de quem estava se preparando para receber os sacramentos era prática comum na igreja primitiva. Era como um selo invisível que marca a pessoa para pertencer a Cristo.
Traçar o sinal da cruz sobre pessoas, alimentos e objetos tem também a intenção de santificar, consagrar, assim como vemos na celebração da Eucarístia, quando o sacerdote faz gestos em forma de cruz sobre o pão e o vinho.
Quando fazemos o sinal da cruz, não estamos praticando magia, nem exorcismo, como pensam alguns irmãos separados, com este gesto simples,expressamos o ideal da nossa vida e nosso desejo de carregar a cruz de Cristo nesse dia, em nossa cabeça, em nossos lábios e em nossos corações. Ao fazermos o sinal da cruz realizamos um ato de fé na Trindade, pois ao mesmo tempo pronunciamos "Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo".
A imagem da cruz ou de Cristo crucificado está presente nas igrejas e lugares cristãos, querendo representar o momento culminante da história no qual a humanidade foi resgatada por Jesus para Deus Pai. E é uma penar que muitos protestantes considerem que fazer o sinal da cruz é uma blasfêmia.
É importante fazermos o gesto com consciência e não banalizá-lo.
Será que todas as vezes que o fazemos estamos mesmo tendo atitudes "Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo"?
Paz de Cristo!
Ótimo texto. Mas Claudia, por favor me dá seu endereço para mandar-lhe aquele xerox da história em quadrinhos que está com partes cortadas no Blog da Biblioteca.
ResponderExcluir