As férias estão terminando, nem bem começamos a relaxar e já é hora de retornar. Mas, cá para nós, mesmo em férias” pergunto-me: Catequista realmente tira férias ?????
Estas reflexões ocorrem porque sempre neste período de férias é comum recebermos várias “dicas” de coisas para ler, filmes para assistir, lugares para conhecer e quando nos damos conta, lá estamos nós outra vez, já “alinhavando” todo esse material com a rotina dos encontros.
O fato é que o Catequista não “desliga” realmente. Tudo que vemos, ouvimos, presenciamos sempre procuramos extrair novos aprendizados, novos saberes, novas recursos.
Isso é muito bom, na verdade o Catequista tem esse “radar” mais aguçado para olhar além do que está sendo mostrado e é aí que encontra-se nossa maior qualidade, mas também nosso maior problema.
Minha sugestão para esta semana, que antecede a volta às aulas, é que você elabore uma pequena lista conforme abaixo.
. Catequista e Catequizando: Pense em apenas três ações que você realizou no 1º. Semestre que deram certo. Agora pense em como aprimorá-las para que o resultado seja excepcional.
. Encontros em que os alunos mais participaram: Quais as práticas que você utilizou em que os alunos empenharam-se mais em realizar . Quais estratégias foram utilizadas ? Em quais momentos elas funcionaram melhor ? Como elas poderiam ser aprimoradas ?
O que não funcionou: Reveja situações em que o caos se instalou no encontro. Em quais momentos ocorreram esse caos ? Quais rotinas precisariam ser criadas para evitar isso ? Foi na hora do trabalho em grupo ? Foi na hora da explicação? Pense em medidas para solucionar esses problemas.
Um Bom e produtivo fim de Férias!
Ei!!!
ResponderExcluirÉ verdade, catequista não desliga nunca, desde que saí de férias estou planejando a volta. Achei que era por ser marinheira de primeira viagem. hehehe
Mas estou com saudade já da turminha.
Adorei as sugestões e me fez pensar muito mesmo.
Tenha um dia abençoado
bj
Bom dia Claudia
ResponderExcluirpara ver as imagens que postei, tenta estar com sua senha do google desconectada, pois eu acho que este seja o problema, ok?
um grande beijo e fique com Deus.
Bom dia com Jesus e com Maria!e bom refletir sempre principalmente para não cometermos os mesmos erros,saudade dos encontros, da turminha não pois estou com eles todos os domingos nas missas,tenha um bom dia,beijos Rosane.
ResponderExcluirBom dia querida, ótima reflexão...
ResponderExcluirE complemento dizendo que alguém que recebe "o chamado" para ser catequista,é catequista 24 horas por dia, seja nas férias, em casa, no trabalho, na fila do supermercado, do banco, sei lá...temos que estar sempre conectados à vontade do Pai, assim como você, e como todos nós que nos unimos neste grupo.
Beijos
Olá, Cláudia,
ResponderExcluirRealmente , catequista/assessor não tira férias, fica 24 horas no ar tentando o melhor para a próxima etapa. Quanto ao selinho que você comentou, eu o recebi do catequista Roberto e para fazer a postagem, resolvi dar um contorno nele (rs).
Tenha um dia feliz, fique com Deus!
Oi Cláudia,
ResponderExcluirAgora que visitei a sua nova postagem foi que entendi sobre o selinho, porque só agora o vi. Sim, ele foi feito por mim, para ser o título da lista dos catequistas unidos lá no meu blog. Vou postá-lo pra quem quiser.
Abraços,
Catarina
Oii Cláudia! Realmente o catequista não tira férias... Nós sempre ficamos ligados em que podemos aprender ou melhorar para passar aos nossos catequizandos... Apesar que eu acho q na minha comunidade muitos catequistas tiram férias!
ResponderExcluirBeijocas,
Layse